Quem sou eu

Minha foto
Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, Brazil
Siga os escoteiros no Facebook: https://www.facebook.com/groups/204843932908757/

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

VI Ponta de Flecha

VI Ponta de Flecha


 O Grupo Escoteiro Uniselva, de Cuiabá, realiza, de dois em dois anos, um curso "acampado" para monitores e submonitores, chamado Ponta de Flecha e neste ano foi realizada a 6ª edição.




O Grupo Escoteiro Calango participou com a tropa Senior e Escoteira, através de seus monitores, sub e alguns membros que estão se preparando para esta importante e gratificante função.




O curso aconteceu nos dia 19, 20 e 21 de agosto de 2011. O Grupo se deslocou de ônibus para Cuiabá e lá enfrentou o maior frio já visto no mês de agosto.






Mas o calor humano já na recepção e durante todo o curso, compensou as dificuldades!
As atividades foram direcionadas para o papel e as responsabilidades que os monitores e sub devem assumir dentro das patrulhas.










O evento foi excelente, com gostinho de "quero mais", motivando a todos para o próximo encontro em novembro, quando participaremos do Elo Nacional.










Se organizem Escoteiros para que possamos ir ao Elo Nacional com muitos membros!

1ª Noite Escoteira do Grupo Escoteiro Calango


A magia dos Fogos de conselhos adentrou a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde e trouxe aos convidados do GE Calango a emoção da atividade mágica do Movimento Escoteiro.
Dentro do fundo de cena do escotismo existe um momento muito especial, o Fogo de Conselho. A reunião à noite, após horas de atividades e trabalho do dia, ao redor do Fogo de Conselho, se constitui em um dos mais encantores e atrativos momentos do acampamento. Como muitos outros é um hábito tirado dos índios que, ao redor do fogo, formavam seus CARBETOS, onde os velhos chefes, cheios de nobreza, cobertos de cicatrizes ganhas nas grandes lutas da tribo, faziam ouvir seus conselhos. 
 
Também ao redor do fogo reuniam-se para folgar e dançar, para ouvir as histórias das longas viagens, de sóis a sóis, através das matas, acompanhando o serpear dos rios, e para contar e escutar as façanhas realizadas nas guerras e caçadas. Pois é idêntico ao Fogo de Conselho dos acampamentos escoteiros. Para o Escotismo o Fogo de Conselho é uma reunião em que à noite, iluminados e aquecidos por uma fogueira, todos se reúnem para se divertir, cantar, representar peças ligeiras, danças e também para refletir ou aprender algo de novo pela palavra do chefe. 

Assim foi a 1ª Noite Escoteira, cheia de magia, encanto e alegria. Homenagens aqueles que colaboram com nossas atividades em 2009 e 2010, Irmãos Escoteiro de Nova Mutum e a nossa Presidente que representa a todos que fazem este Grupo o “Melhor do Brasil!”, ao menos para nós Calangos de Coração.
 



O teatro apresentado demonstra o princípio da vida da criança na alcatéia. Um menino é criado por uma família de lobos, aprende a sobreviver tornando-se muito forte e fiel aos ensinamentos. Dentro do Escotismo a Jângal, é um espaço de fantasia onde vivem os lobos com seus chefes, durante a vida na alcatéia mais personagens vão surgindo a cada nova história que é contada de acordo com a idade e as etapas em que as crianças de encontram, até chegar aos 11 anos e passar para a tropa escoteira, aí a fantasia é substituída pela aventura, quando passa a sênior, com 15 anos, é a fase do desafio, após esta importante etapa, vem a prática do servir com o Clã Pioneiro, a partir dos 18 anos, esta então é a grande oportunidade que o jovem tem de colocar em prática todos os ensinamentos da vida escoteira.
De Baden Powell ficaram as palavras: “Diante de cada Homem, abrem-se dois caminhos: o do egoísmo ou o do Serviço.Cada um terá que escolher por si próprio qual será o verdadeiro lema. O egoísmo é mais cômodo; o Serviço envolve sacrifício.Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem direito de se chamar Homem.Mas se ele se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possível o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real, cheia de Felicidade.” 


 
Assim as Tropas Escoteiras e Sênior mostraram seus valores através da apresentação da poesia Menestrel e das Canções Escoteiras que tanto alegram os acampamentos escoteiros.

Para finalizar a Canção da Despedida, tradicional para o encerramento dos grandes Acampamentos, a noite finalizou com muitas homenagens e a energia maravilhosa que este Grupo Escoteiro emana a todos que se aproximam e de perto podem descobrir a maravilha de ser um Calango.
  

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

1ª Feira de Especialidades Grupo Escoteiro Calango



 "Uma especialidade é um conhecimento
ou uma habilidade particular que se 
possui sobre um determinado tema."


As Especialidades permitem aprender, fazer e servir. 

 
          Quando se decide conquistar uma Especialidade é porque está disposto a:
 1. reunir informações sobre um determinado assunto (aprender)
 2. a pôr em prática algumas habilidades relacionadas com o tema (fazer), e; 
 3. a prestar algum serviço onde possa aplicar esses conhecimentos e habilidades (servir);

 
No dia 11 de junho de 2011 o Colégio La Salle de Lucas do Rio Verde foi palco da 1ª Feira de Especialidades Grupo Escoteiro Calango. Foram mais de 150 distintivos de Especialidades distribuídos entre Lobos, Escoteiros e Sêniors do GE Calango.
                                                                                            
 




    









As Especialidades representam crescimento e no Movimento Escoteiro representam que você pode:
1. Ser mais útil;
      2. Ser mais participante;
3. Ser mais responsável.



  Por que Feira?
Porque é um momento em que todos estaremos apresentando nossas habilidades em um único local para que todos possam apreciá-las.
O objetivo desta ação é de estimular as crianças e jovens a compartilhar suas experiências na realização das conquistas de Especialidades, de forma que todos possam ver as atividades desenvolvidas pelos outros e a partir daí tomar coragem ou ter a iniciativa de começar a fazer a sua, com ajuda do escotistas, pais e professores.
A realização das especialidades é fundamental para quem quiser conquistar os distintivos especiais nos ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior (mas não é obrigatória).
A realização das especialidades é fundamental para quem quiser conquistar os distintivos especiais nos ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior (mas não é obrigatória).
 Especialidades como Primeiros Socorros, Cozinheiro, Natação, Música, Prevenção ao Uso de Drogas, Coleções, Informática, Genealogia, Arte em Origami, Vendas, Línguas, Xadrez, Prevenção a Incêndios, Energia, Bolsa de Valores, entre outras foram demonstradas e validadas durante o evento.
 

Examinadores
Os escotistas (chefes) serão os examinadores, conforme área de afinidade, conhecimento técnico ou experiência profissional;
Pais ou responsáveis também poderão se inscrever como examinadores, atendendo os mesmos critérios (área de afinidade, conhecimento técnico ou experiência profissional);
A comissão de avaliação julgará a qualidade de cada item apresentado foi cumprido (aprovado) ou não (reprovado) de acordo com o “Guia de Especialidades e da Insígnia Mundial de Conservacionismo” (9ª edição, 2007);
  
 

 
   

 
 
 



A Feira de Especialidade foi um sucesso e como resultado foram mais de 150 distintivos distribuídos entre Lobos, Escoteiros e Sêniors do GE Calango.

Parabéns Grupo Escoteiro Calango!