Quem sou eu

Minha foto
Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, Brazil
Siga os escoteiros no Facebook: https://www.facebook.com/groups/204843932908757/

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

VI Ponta de Flecha

VI Ponta de Flecha


 O Grupo Escoteiro Uniselva, de Cuiabá, realiza, de dois em dois anos, um curso "acampado" para monitores e submonitores, chamado Ponta de Flecha e neste ano foi realizada a 6ª edição.




O Grupo Escoteiro Calango participou com a tropa Senior e Escoteira, através de seus monitores, sub e alguns membros que estão se preparando para esta importante e gratificante função.




O curso aconteceu nos dia 19, 20 e 21 de agosto de 2011. O Grupo se deslocou de ônibus para Cuiabá e lá enfrentou o maior frio já visto no mês de agosto.






Mas o calor humano já na recepção e durante todo o curso, compensou as dificuldades!
As atividades foram direcionadas para o papel e as responsabilidades que os monitores e sub devem assumir dentro das patrulhas.










O evento foi excelente, com gostinho de "quero mais", motivando a todos para o próximo encontro em novembro, quando participaremos do Elo Nacional.










Se organizem Escoteiros para que possamos ir ao Elo Nacional com muitos membros!

1ª Noite Escoteira do Grupo Escoteiro Calango


A magia dos Fogos de conselhos adentrou a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde e trouxe aos convidados do GE Calango a emoção da atividade mágica do Movimento Escoteiro.
Dentro do fundo de cena do escotismo existe um momento muito especial, o Fogo de Conselho. A reunião à noite, após horas de atividades e trabalho do dia, ao redor do Fogo de Conselho, se constitui em um dos mais encantores e atrativos momentos do acampamento. Como muitos outros é um hábito tirado dos índios que, ao redor do fogo, formavam seus CARBETOS, onde os velhos chefes, cheios de nobreza, cobertos de cicatrizes ganhas nas grandes lutas da tribo, faziam ouvir seus conselhos. 
 
Também ao redor do fogo reuniam-se para folgar e dançar, para ouvir as histórias das longas viagens, de sóis a sóis, através das matas, acompanhando o serpear dos rios, e para contar e escutar as façanhas realizadas nas guerras e caçadas. Pois é idêntico ao Fogo de Conselho dos acampamentos escoteiros. Para o Escotismo o Fogo de Conselho é uma reunião em que à noite, iluminados e aquecidos por uma fogueira, todos se reúnem para se divertir, cantar, representar peças ligeiras, danças e também para refletir ou aprender algo de novo pela palavra do chefe. 

Assim foi a 1ª Noite Escoteira, cheia de magia, encanto e alegria. Homenagens aqueles que colaboram com nossas atividades em 2009 e 2010, Irmãos Escoteiro de Nova Mutum e a nossa Presidente que representa a todos que fazem este Grupo o “Melhor do Brasil!”, ao menos para nós Calangos de Coração.
 



O teatro apresentado demonstra o princípio da vida da criança na alcatéia. Um menino é criado por uma família de lobos, aprende a sobreviver tornando-se muito forte e fiel aos ensinamentos. Dentro do Escotismo a Jângal, é um espaço de fantasia onde vivem os lobos com seus chefes, durante a vida na alcatéia mais personagens vão surgindo a cada nova história que é contada de acordo com a idade e as etapas em que as crianças de encontram, até chegar aos 11 anos e passar para a tropa escoteira, aí a fantasia é substituída pela aventura, quando passa a sênior, com 15 anos, é a fase do desafio, após esta importante etapa, vem a prática do servir com o Clã Pioneiro, a partir dos 18 anos, esta então é a grande oportunidade que o jovem tem de colocar em prática todos os ensinamentos da vida escoteira.
De Baden Powell ficaram as palavras: “Diante de cada Homem, abrem-se dois caminhos: o do egoísmo ou o do Serviço.Cada um terá que escolher por si próprio qual será o verdadeiro lema. O egoísmo é mais cômodo; o Serviço envolve sacrifício.Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem direito de se chamar Homem.Mas se ele se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possível o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real, cheia de Felicidade.” 


 
Assim as Tropas Escoteiras e Sênior mostraram seus valores através da apresentação da poesia Menestrel e das Canções Escoteiras que tanto alegram os acampamentos escoteiros.

Para finalizar a Canção da Despedida, tradicional para o encerramento dos grandes Acampamentos, a noite finalizou com muitas homenagens e a energia maravilhosa que este Grupo Escoteiro emana a todos que se aproximam e de perto podem descobrir a maravilha de ser um Calango.
  

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

1ª Feira de Especialidades Grupo Escoteiro Calango



 "Uma especialidade é um conhecimento
ou uma habilidade particular que se 
possui sobre um determinado tema."


As Especialidades permitem aprender, fazer e servir. 

 
          Quando se decide conquistar uma Especialidade é porque está disposto a:
 1. reunir informações sobre um determinado assunto (aprender)
 2. a pôr em prática algumas habilidades relacionadas com o tema (fazer), e; 
 3. a prestar algum serviço onde possa aplicar esses conhecimentos e habilidades (servir);

 
No dia 11 de junho de 2011 o Colégio La Salle de Lucas do Rio Verde foi palco da 1ª Feira de Especialidades Grupo Escoteiro Calango. Foram mais de 150 distintivos de Especialidades distribuídos entre Lobos, Escoteiros e Sêniors do GE Calango.
                                                                                            
 




    









As Especialidades representam crescimento e no Movimento Escoteiro representam que você pode:
1. Ser mais útil;
      2. Ser mais participante;
3. Ser mais responsável.



  Por que Feira?
Porque é um momento em que todos estaremos apresentando nossas habilidades em um único local para que todos possam apreciá-las.
O objetivo desta ação é de estimular as crianças e jovens a compartilhar suas experiências na realização das conquistas de Especialidades, de forma que todos possam ver as atividades desenvolvidas pelos outros e a partir daí tomar coragem ou ter a iniciativa de começar a fazer a sua, com ajuda do escotistas, pais e professores.
A realização das especialidades é fundamental para quem quiser conquistar os distintivos especiais nos ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior (mas não é obrigatória).
A realização das especialidades é fundamental para quem quiser conquistar os distintivos especiais nos ramos Lobinho, Escoteiro e Sênior (mas não é obrigatória).
 Especialidades como Primeiros Socorros, Cozinheiro, Natação, Música, Prevenção ao Uso de Drogas, Coleções, Informática, Genealogia, Arte em Origami, Vendas, Línguas, Xadrez, Prevenção a Incêndios, Energia, Bolsa de Valores, entre outras foram demonstradas e validadas durante o evento.
 

Examinadores
Os escotistas (chefes) serão os examinadores, conforme área de afinidade, conhecimento técnico ou experiência profissional;
Pais ou responsáveis também poderão se inscrever como examinadores, atendendo os mesmos critérios (área de afinidade, conhecimento técnico ou experiência profissional);
A comissão de avaliação julgará a qualidade de cada item apresentado foi cumprido (aprovado) ou não (reprovado) de acordo com o “Guia de Especialidades e da Insígnia Mundial de Conservacionismo” (9ª edição, 2007);
  
 

 
   

 
 
 



A Feira de Especialidade foi um sucesso e como resultado foram mais de 150 distintivos distribuídos entre Lobos, Escoteiros e Sêniors do GE Calango.

Parabéns Grupo Escoteiro Calango!



sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lobinhos localizando-se pelo Cruzeiro do Sul


Grupo Escoteiro Calango 26º MT




 
No último domingo, dia 26 de junho, no Parque do Buritis, reuniram-se lobos da Alcateia Raul e Chefia do Grupo Escoteiro Calango para participar da atividade noturna com os lobos que tinham interesse no Distintivo Cruzeiro do Sul para mais uma etapa, agora de localização e percepção no céu.

Cruzeiro do Sul ("Crux") é a constelação mais conhecida e mais reconhecível do hemisfério sul, apesar de que há outros grupos de estrelas que podem formar uma cruz e ser confundidas com o Cruzeiro do Sul, especialmente a Falsa Cruz, não muito distante.

Diferente do hemisfério norte, onde a estrela Polaris (Estrela Polar - North Star) aponta efetivamente ao norte, no hemisfério sul não há uma estrela que aponte para o sul. O Cruzeiro do Sul, por sua facilidade de reconhecimento, é usado para indicar o sul conforme explicado adiante.

Para reconhecer o Cruzeiro do Sul, procure a "Intrometida", uma pequena estrela de pouca brilhança do lado direito do centro da constelação (veja o desenho). Às vezes, em tempo nebuloso ou quando há muita luz ambiente, a intrometida é difícil de ver. Neste caso exitem duas outras estrelas que você pode encontrar para indicar que você está vendo o Cruzeiro do Sul "verdadeiro". estas são as Estrelas Alpha Centauri e Beta Centauri.




Representação do Cruzeiro do Sul com o corpo








Observação do Cruzeiro no céu do Parque dos Buritis






Finalização da Atividade às 20h30










quarta-feira, 1 de junho de 2011


                                    

      O QUE É GRUPO PADRÃO?




A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para os Grupos Escoteiros que alcancem um padrão mínimo de qualidade nas áreas de Administração, Crescimento de Efetivo, Formação de Adultos, Aplicação do Método Escoteiro, Participação na Comunidade, Divulgação do Movimento Escoteiro e Realização de Atividades.



POR QUE O GRUPO ESCOTEIRO DEVE PARTICIPAR?

A Certificação de Grupo Padrão, junto com outros instrumentos, vai:

1. Auxiliar no estabelecimento de metas de crescimento e padrões de desenvolvimento;

2. Facilitar a identificação de dificuldades que impedem o desenvolvimento qualitativo e quantitativo do Grupo Escoteiro;

3. Agregar pessoas e somar esforços para realizar ações e atingir metas;

4. Criar um histórico do Grupo Escoteiro; e

5. Oferecer à UEB informações importantes sobre atividades realizadas pelos Grupos Escoteiros as quais ajudam a compor relatórios legais da instituição e identificar possíveis formas de auxílio aos Grupos Escoteiros.



RESULTADO GRUPO PADRÃO 2010/2011.

Grupo Escoteiro Calango 26º MT – GRUPO PADRÃO OURO!

Parabéns Lobos, Escoteiros, Sêniors, Guias, Chefes, nosso trabalho tem o reconhecimento da UEB.



O que fizemos com amor e dedicação, vale OURO!

domingo, 15 de maio de 2011

Ficha de Inscrição de Especialidades

Já está disponível para download a Ficha de Inscrição de Especialidades para a primeira Feira de Especialidades Escoteiras - GE Calango 26° MT.
Clique aqui, baixe o arquivo, preencha e entregue na secretaria do grupo o mais breve possível.
O prazo para entrega é até o dia 28/05/2011.

Caso não consiga baixar o arquivo, siga os passos abaixo.

1. Clique no local indicado. Você será direcionado para o site de Downloads do RapidShare.
2. Clique em "Slow Download", no canto inferior direito da página. pois o outro é pago.
3. Clique novamente no mesmo lugar, que agora aparecerá como "Download Now".
4. Salve o arquivo e preencha.

Caso não consigam pelo local indicado, segue o link abaixo:
https://rapidshare.com/files/376400333/Ficha_de_Inscri____o.doc
http://www.4shared.com/document/GPO9UoUI/Ficha_de_Inscrio.html


Sempre Alerta.
Melhor Possível.

sexta-feira, 6 de maio de 2011


Excursão da Tropa Sênior ao Sítio Giacomin






Excursões
 
São atividades de passeio que têm por objetivo a recreação, confraternização,
formação, pesquisa, informação,
visitas e assim por diante. Assim
como os acampamentos, esta é
também uma atividade que os
escoteiros gostam muito.
Elas podem ser realizadas das

mais variadas formas: a pé, de bicicleta, de ônibus, de barco, ou qualquer combinação destes e de outros meios de transporte. Uma excursão pode ser de um ou mais dias, de acordo com o planejamento da tropa. Como exemplo podemos citar:
uma excursão na cidade, tendo por objetivo a educação no trânsito;
uma excursão no campo, visando a aplicação do uso de bússola e mapa toporáfico, confecção de croquis, pesquisas sobre meio-ambiente, levantamento sócio-econômico, etc;
um passeio noturno;
uma excursão com visita a uma cidade histórica;
um passeio de barco com atividades recreativas.

No sábado dia 09/04/2011, às 06:00 a Tropa Sênior partiu em direção ao Sítio iacomin, a chuva tinha dado uma trégua, mas o que iriam encontrar era surpresa para todos, pois muita água havia descido durante a noite anterior e no nosso caminho pela estrada de chão, muito barro poderia ser encontrado.
Mas nada de previsões pessimistas, a galera alongou, fez a sua oração matinal e partiu para o desafio. As paradas foram
inevitáveis, algumas
vezes para esperar os

Parceiros outras para
matar a sede.
A paisagem ajudava a
manter o ritmo, eram
lavouras de milho e
algodão espalhando o verde e mostrando a magnitude do espetáculo da natureza.
E o barro foi aparecendo devagarinho, ganhando espaço e encampando a paisagem, mas não intimidou quem sabia onde queria chegar.
Tinha até caminhão que atolou, o que não aconteceu com as bikes da Calangada.
Rios e paisagens foram surgindo no decorrer do caminho e rapidamente os obstáculos foram ficando para trás, deixando o percurso mais tranqüilo e
nos estimulando para a chegada.
E a galera não perdeu o ritmo, pedalou, pedalou, mas também parou um pouquinho e descansou um pouquinho...
Até quem precisou de
uma paradinha para a
manutenção da bike,
deu um gás e chegou
junto, mas não era por
menos, pois o estímulo
era o de comemorar
o aniversário numa grande aventura.













terça-feira, 26 de abril de 2011

 Páscoa no Grupo Escoteiro Calango 26º MT
Páscoa
“ Páscoa é dizer sim ao Amor e a Vida, é investir na Fraternidade, é lutar por um Mundo Melhor, é vivenciar a Solidariedade.”



O Grupo Escoteiro Calango 26º MT, realizou no dia 16/04/2011, sábado, durante suas atividades no parque dos Buritis, Momento Espiritual em comemoração a Páscoa 2011. A atividade foi conduzida pela Chefe Gilvani e abordou o tema – A Páscoa Judaica e seu Significado. De olhos fechados todos entraram no espírito da reflexão, e a vela foi acesa para recordar o sentido das experiências de luz e trevas. As trevas pessoais existentes. Luz é Vida, dá esperança.




A atividade foi montada com vários elementos/símbolos – folhas amargas, suco de uva, o pão, a vela, a água, os livros dos Lobinhos, Escoteiros e Sêniors e a Bíblia Sagrada.
O início da Atividade aconteceu com todos sentados em círculo, o momento de reflexão e o lavar as mãos como representativo da pureza interior de que se precisa para participar de um mistério tão importante, onde em duplas foi realizada a tarefa.

As folhas amargas, representando os momentos difíceis que vivemos nos levaram a reflexão de todas as passagens

difíceis que tivemos neste ano.

O pão que repartido significa e simboliza a união – sociedade nova e o vinho - representado pelo suco de uva, significa a alegria, disposição para a partida, a festa que se realiza.








 
 
Para finalizar, a leitura do Êxodo 12, 1-14 e benção das mulheres sobre as cabeças dos homens, representando um gesto de pureza interior.


Feliz Páscoa 2011 – Sempre Alerta!

 
 

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bivaque da Alcatéia no Sítio Giacomin


Bivaque 
É uma atividade que se
desenvolve durante um

dia inteiro, ou seja, não
envolve pernoite. Este
 tipo de atividade se
realiza em virtude de
alguma necessidade da
Seção, que exija um tempo maior que as reuniões de Seção, como por exemplo, treinamento técnico, recreação, confraternização, etc. Existe uma outra definição de Bivaque, que se refere a uma atividade em que o pernoite é realizado em abrigo construído, e não em barracas.
Como geralmente são atividades de um dia, é comum os participantes levam sua alimentação pronta de casa.
No sábado dia 09/04/2011 aconteceu o Bivaque da

Alcatéia do Grupo Escoteiro Calango 26/MT, no Sítio Giacomin – LRV, onde  os Lobos reuniram-se para várias atividades ao ar livre. Foram realizadas atividades na água – falsa baiana, no barro – chinelão e a caça a bala.

Neste dia foi entregue a Alcatéia o Bastão Totem que receberá fitas com as cores de cada Matilha escrito o nomes de cada Lobinho.
Foi um dia de pura diversão e práticas escoteiras, com um almoço muito gostoso.


 
Bastão Totem da Alcatéia do GE Calango 26º MT